Formulário

Introduza o seu nome.
Introduza um número de Telefone.
Introduza a mensagem.
×

Newsletter

Introduza o seu nome.
×


Noticias


Noticias

Newsletters
WLC NEWS

Oi e Portugal Telecom alinham operações e estratégias comerciais

Ambas companhias concentram esforços em ampliação de capacidade de armazenamento, com data centers sendo inaugurados e ampliados
23/09/2013


 

COVILHÃ, Portugal - Além de buscar sinergias operacionais, Oi e Portugal Telecom (PT) estão alinhando suas estratégias comerciais. O primeiro passo é a ampliação da capacidade de armazenamento de dados entre Brasil e Portugal. Enquanto a operadora portuguesa inaugura nesta segunda-feira um data center em Portugal, que consumiu investimentos de € 90 milhões; no Brasil, a Oi está ampliando seus dois data centers em Brasília, que vai aumentar em quase dez vezes sua quantidade de servidores.

A Portugal Telecom é hoje a maior acionista da Oi, com uma participação direta e indireta de 25,6%. A PT divide o controle da operadora brasileira com a Andrade Gutierrez Telecom, de Sergio Andrade, a La Fonte, de Carlos Jereissati, o BNDES e os fundos de pensão do Banco do Brasil, da Caixa e da Petrobras. Além disso, Zeinal Bava, que preside a operadora portuguesa, assumiu o comando da Oi em maio deste ano para aumentar as sinergias entre as duas operadoras.

— Vamos trabalhar em conjunto. O data center que estamos inaugurando em Covilhã (cidade próxima de Lisboa) tem ligação com os de Brasília, onde estamos ampliando o espaço em 2,5 mil metros quadrados. Está tudo alinhado. Há cabos submarinos entre África, Brasil e Portugal. Estamos permanentemente conectados. Hoje, 50% das receitas da PT são de dados — disse Zeinal Bava.

No Brasil, com a expansão dos dois data centers da Oi em Brasília, o número de servidores vai passar de 2,5 mil para doze mil. A ampliação do primeiro data center será concluída no início de 2014; e a do segundo será finalizada em 2016. A Oi conta ainda com espaços em São Paulo, Fortaleza e Belo Horizonte, que será fechado em cinco anos, já que o Tribunal de Justiça de Minas pediu a desapropriação do terreno.

— O data center está voltado para atender as empresas, vendendo capacidade de armazenamento e de processamento. Com esse novo data center em Covilhã, vamos atender a Oi. As pequenas e médias empresas, por exemplo, são o motor de crescimento de qualquer empresa de telecomunicações — disse Zeinal.

O novo data center da PT, que é considerado o sexto maior do mundo, vai atender a clientes da Oi como Atento, Serasa, Suzano, Estácio de Sá, Cities, Call Tecnologia, Pague Menos, entre outros. O novo espaço contará com 50 mil servidores e uma capacidade de armazenamento de 30 milhões de megabytes.

— A ideia é usar o conhecimento tecnológico da Portugal Telecom e aproveitar a oportunidade da escala da Oi — disse uma fonte do setor.

Segundo Zeinal Bava, o data center da PT terá ao todo quatro blocos. Nesta segunda-feira foi inaugurado o primeiro deles, que já conta com mais de cinquenta empresas. Zeinal destacou o fato de o espaço contar com forte sistema de segurança, como leitores de veias da mão, e de sustentabilidade, como forma de reduzir os custos:

— Vamos ter painéis solares para gerar energia (de 500 kilowatts) e um sistema chamado free cooling, que utiliza o ar frio da atmosfera para resfriar as máquinas. Isso vai permitir reduzir o custo com energia, aumentando a competitividade — disse Bava.

Com a rede de data centers das duas empresas ganhando musculatura, a Oi lança nesta segunda-feira o chamado “Oi SmartCloud” em parceria com a PT. O novo serviço vai permitir, entre outras coisas, armazenamento de dados e a chamada virtualização de máquinas.

— Temos muitas oportunidades no Brasil com a entrega de dados. Nuvem é periférica na cadeia de comunicações. Nosso feijão com arroz ainda é vender conectividade. Vamos trazer a inovação tecnológica para o país para entregar valor agregado — disse Zeinal.




Destaques


WLC NEWS
11/12/2017

WLC NEWS
28/03/2017

WLC NEWS
28/03/2017

WLC NEWS
05/02/2016

28/04/2015

WLC NEWS
22/04/2015


 
Ctt Expresso Paypal